Mais uma pausa

Captura de Tela 2016-02-05 às 15.02.33

O Carnaval deste ano chegou mais cedo e, devido ao feriado, não teremos expediente na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. Estaremos de volta na quinta-feira, dia 11, em nosso horário normal – das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.
Desejamos um feriado alegre e consciente para todos vocês!

Para o feriado: 8 filmes com lições sobre carreira

felicidade

Se o seu plano para este Carnaval for descansar e relaxar com programas caseiros, dividimos aqui uma lista do portal Exame.com com oito filmes – todos eles disponíveis na Netflix – com valiosos ensinamentos sobre carreira profissional.

Acompanhe a lista e escolha seus títulos favoritos:

1. Gênio indomável

Com diversas passagens pela polícia, o rebelde Will (Matt Damon) trabalha como zelador numa universidade em Boston. Tudo muda quando, por acaso, ele é descoberto como um gênio da matemática por um professor do renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O que acrescenta à carreira? A discussão gira em torno do papel da inteligência emocional para o sucesso, algo que pode ser aprendido ao longo da vida, e a importância de lidar com diferentes formas de percepção sobre as coisas.

2. Forrest Gump

Forrest Gump (Tom Hanks) é um rapaz com coração puro – e um QI muito abaixo da média. Sonhando com seu amor de infância, Jenny, ele acaba se envolvendo por acaso em momentos essenciais da história dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietnã e o escândalo de Watergate.

O que acrescenta à carreira? O filme é interessante por mostrar uma história de sucesso que não tem nada a ver com inteligência ou ambição. Forrest consegue se tornar uma estrela milionária graças à sua lealdade aos amigos, à perseverança em situações duras e sua capacidade de ser grato pelo que tem. Não que isso signifique que você deva abandonar as suas ambições profissionais: o que Forrest ensina é o valor de conhecer as emoções das pessoas ao seu redor e atender as necessidades mais humanas de chefes, clientes e colegas.

3. O sushi dos sonhos de Jiro

O documentário retrata a vida de Jiro Ono, proprietário de um renomado restaurante em Tóquio, no Japão. Ele nunca tirou férias, detesta folgas e não tem qualquer distração. Aos 85 anos, ele conserva a obsessão que o levou à fama: a busca pelo sushi perfeito.

O que acrescenta à carreira? Além de ser um banquete para os olhos dos amantes da culinária japonesa, o filme aborda temas como vocação e envolvimento emocional com o trabalho. Embora não seja o único ingrediente para o sucesso e que seja necessário atenção para que não se torne algo obsessivo, a paixão é positiva por impulsionar a carreira.

4. Sociedade dos poetas mortos

Na década de 1950, a rotina do tradicional colégio Welton Academy é afetada pela chegada de um novo – e pouco ortodoxo – professor de literatura, John Keating (Robin Williams). O principal objetivo de John é ensinar seus alunos a pensar por si próprios e usufruir ao máximo da vida.

O que acrescenta à carreira? Se você quer mudar algo na sua empresa, prepare-se: a tarefa não será fácil. Além de uma dura dose de realismo, o filme também traz uma defesa do aprendizado ativo e participativo. A melhor forma de adquirir uma nova competência é por meio da discussão e da reflexão – e não decorando ou repetindo teses e teorias, por melhores que elas sejam.

5. Wall Street: Poder e cobiça

De olho na possibilidade de ascensão profissional, Bud (Charlie Sheen) desenvolve uma relação cada vez mais próxima com seu inescrupuloso chefe Gekko (Michael Douglas).

O que acrescenta à carreira? O filme mostra sem rodeios a falta de escrúpulos de muitos agentes do mercado financeiro, interessados exclusivamente em seus próprios bolsos. O retrato dos efeitos da ganância desenfreada merece a atenção não apenas de quem trabalha no mercado financeiro, mas também de qualquer profissional disposto a pensar sobre a relação entre dinheiro e felicidade.

6. Sem limites

Eddie (Bradley Cooper) é um escritor frustrado com sérias dificuldades financeiras. Tudo muda quando ele descobre uma pílula misteriosa que lhe permite usar 100% das suas capacidades mentais.

O que acrescenta à carreira? Se você se sente seduzido pela ideia de tomar um remédio que fará o seu cérebro milhares de vezes mais poderoso, cuidado: a inteligência superior pode ser extremamente perigosa se não vier acompanhada de valores e princípios positivos.

7. À procura da felicidade

Nos anos 1980, o vendedor Chris Gardner (Will Smith) enfrenta terríveis dificuldades financeiras. Abandonado por sua mulher, luta diariamente para proporcionar uma vida melhor a seu filho de 5 anos.

O que acrescenta à carreira? O filme põe em evidência as pessoas que se esforçam para vencer na vida mesmo quando estão em clara desvantagem na pirâmide social. Ao assistir, a dica é ter um olhar crítico sobre o típico discurso de autoajuda implícito na história.

8. Amor sem escalas

Ryan (George Clooney) viaja constantemente para executar uma função ingrata: dar a notícia da demissão a funcionários dos seus clientes. Um encontro inesperado, porém, fará com que ele repense seu estilo de vida.

O que acrescenta à carreira? Trabalhar fora do Brasil e construir uma trajetória internacional é o sonho de muita gente. Porém, a vida entre um aeroporto e outro pode trazer angústias inesperadas. O filme mostra que é importante não negligenciar a busca pelos vínculos afetivos e pela identidade pessoal.

Aviso de feriado

Captura de Tela 2016-01-29 às 14.12.54

Informamos aos nossos clientes que não teremos expediente nos dias 1 e 2 de fevereiro, segunda e terça-feira, em virtude do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Retornamos na quarta-feira, 3 de fevereiro, em horário normal – das 9h às 12h e das 13h às 17h30min.

Bom feriado a todos!

OAB vai ampliar número de cursos sobre novo CPC e Código de Ética

Novo-CPC_2

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil anunciou que vai intensificar o número de cursos preparatórios sobre o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) e o novo Código de Ética da OAB. O primeiro deve entrar em vigor em março deste ano, enquanto o Código de Ética entrará em vigor em maio.

De acordo com o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, essas duas normas vão alterar completamente o exercício da advocacia. “Faz-se absolutamente necessário que o advogado esteja preparado para bem aplicá-las. Nesse sentido, a OAB vai preparar a advocacia para os novos CPC e Código de Ética, para que o cidadão siga bem representado em seus interesses”, explica. O novo CPC deve entrar em vigor em março deste ano; já o novo Código de Ética entrará em vigor em maio.

A OAB entende que o novo CPC contém as maiores conquistas da advocacia nos últimos 20 anos. As cinco garantias constitucionais buscadas desde o início são o acesso efetivo à Justiça, a razoável duração do processo em favor da pacificação social, o respeito irrestrito ao devido processo legal, a isonomia perante a Justiça e a segurança jurídica.

Além disso, o código equilibra dois princípios tidos como distintos: razoável duração do processo e devido processo legal. Cria também a tutela de evidência, que afasta o perigo da demora, e institui um procedimento único para a sentença, com a citação de pessoas jurídicas pelos Correios e por e-mail e a atribuição à parte de levar suas testemunhas ao julgamento.

No novo CPC, férias e sustentação oral em agravo de instrumento estão garantidas aos advogados. Nele, os honorários ganham natureza alimentar, sem compensação, além dos recursais e daqueles devidos nas causas contra a Fazenda Pública.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB e do site Consultor Jurídico.

Networking: conheça sete frases proibidas

Para evitar gafes e mal-entendidos na hora de fazer o networking, o portal Exame.com listou sete frases que, na opinião de Mercelo Derossi, cofundador do Clube do Networking, e de Fabrício Barbirato, diretor executivo do IDCE (Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos), jamais devem ser ditas.

Confira:

1. “Como é mesmo o seu nome?” 

Uma citação célebre do escritor e orador norte-americano Dale Carnegie (1888-1955) diz que o som mais doce do mundo para uma pessoa é o som do seu próprio nome.

Esquecer e perguntar novamente à pessoa como ela se chama, no meio da conversa, é como passar um atestado de distração e desinteresse. Uma dica para gravar o nome de um conhecido é repeti-lo várias vezes durante o diálogo. Além de facilitar a memorização, esse hábito fará com que o outro se sinta mais reconhecido e apreciado.

2. “Você consegue me arranjar um emprego?”
A regra mais elementar do networking é investir continuamente nas relações profissionais, e não explorá-las pontualmente em troca de um benefício imediato.

Por isso, demonstrar que você só está conversando com aquela pessoa porque ela pode indicá-lo para uma vaga, por exemplo, é um certeiro chute no pé.

3. “Odeio minha empresa / meu chefe/ meus colegas”
Frases do tipo também são um péssimo cartão de visitas em sessões de networking. Quem fala mal do próprio empregador ou equipe soa intolerante e agressivo.

Se a outra pessoa está pensando sobre como seria se vocês trabalhassem juntos, aí se encerram todas as dúvidas: pela acidez das suas críticas, ela entenderá que você não é discreto e ético.

4. “O mercado está cada vez pior”
Por mais que a crise econômica enfrentada pelo país deixe pouco espaço para o entusiasmo, é bom controlar o seu pessimismo em conversas com pares do mercado.

Isso porque pessoas que preenchem encontros profissionais com desabafos e lamentações costumam ficar gravadas na memória alheia com um rótulo negativo.

5. “Você é o máximo”
Ser cordial e cumprimentar o outro pelas suas competências não é proibido, mas é sempre bom moderar o tom e ser sincero.

6. “Eu sou o máximo”
Assim como a bajulação, a vaidade tem efeitos nocivos sobre qualquer relação profissional. Ninguém gosta de pessoas narcisistas: falar apenas sobre si mesmo, descrevendo incessantemente as suas realizações, costuma afastar os outros. É essencial fazer perguntas e demonstrar interesse pela pessoa com quem está conversando.

7. “Podemos voltar a falar de trabalho?”
Graças ao sangue latino, o brasileiro tende a valorizar muito as relações interpessoais, inclusive quando o assunto é trabalho. Assim, o networking só funciona se houver uma conexão informal e subjetiva com o outro.

Por isso, não é recomendável falar apenas sobre temas ligados à carreira e “cortar” as digressões do outro. Contudo, a informalidade não deve tornar o seu discurso vago. Na hora certa será preciso falar com objetividade e clareza sobre as suas intenções profissionais.

Experiência e disponibilidade do escritório são primordiais para clientes corporativos

Enquanto escritórios de advocacia apontam a experiência como o critério mais valorizado pelos clientes corporativos na hora de selecionar, contratar e manter a parceria, os departamentos jurídicos indicam que disponibilidade e rápido atendimento podem ser ainda mais importantes.

A prévia foi divulgada pelo portal Gestão Jurídica Empresarial. Nas três edições da pesquisa que levantou estes dados (2011, 2014 e 2015) os resultados foram praticamente idênticos. Reputação, soluções criativas e honorários seguem atrás.

A pesquisa ‘Critérios Mais Valorizados para Selecionar, Contratar e Manter o Relacionamento com os Escritórios de Advocacia’ foi realizada no final de 2015, com 96 respondentes e terá seu resultado bruto publicado em breve. O resultado geral foi o seguinte:

1. Disponibilidade e rápido atendimento;

2. Experiência na indústria ou ramo de atividade;

3. Reputação;

4. Soluções criativas e inovadoras;

5. Honorários;

6. Formas variadas de cobrança;

7. Aconselhamento de conhecidos;

8. Atuação em vários mercados e áreas do Direito.

Mais informações estão disponíveis no site Gejur.

Bem-vindo, 2016!

Estamos de volta!

Passadas as festas de fim de ano e o nosso recesso, voltamos ao trabalho hoje, 4 de janeiro.

Entre em contato pelos telefones (51) 3028.4520 para Vendas e (51) 3346.4520 para Suporte Técnico. Nosso expediente é das 9h às 12h e das 13h às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Abaixo, um registro feito pela janela da empresa desta segunda-feira de muito sol e calor aqui em Porto Alegre.

2016

Férias coletivas

A partir do dia 24 de dezembro, a Exotics Informática estará em férias coletivas.

Atenderemos em horário normal até quarta-feira, 23 de dezembro, às 17h30min, e retornaremos na segunda-feira, 4 de janeiro, às 9h.

Desde já, desejamos boas festas a todos os nossos clientes e amigos.

Que 2016 seja de bastante trabalho, prosperidade, sucesso e paz.

fechado

Confira cursos online para advogados

Direito tributário, leis ambientais e bioética são alguns dos temas abordados nesta seleção. As aulas são oferecidas por professores de universidades renomadas como Harvard, Yale e University of Chicago.

Veja a relação abaixo:

Crédito: Thinkstock/Fuse

Crédito: Thinkstock/Fuse

Ética e justiça: o que é o certo a fazer?

Qual é o significado do livre arbítrio para as escolhas humanas? Neste curso, o aluno é convidado a refletir sobre temas complexos como a diferença entre o justo e o merecido. Mas as aulas não se resumem à teoria: também são abordados assuntos práticos como a distribuição de impostos e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Professor: Michael Sandel, da Harvard University
Início:
imediato
Link para as aulas no Veduca

Introdução ao Direito penal internacional

Do julgamento dos nazistas em Nuremberg ao caso dos terroristas da Al-Qaeda, o professor analisa crimes de guerra, tortura, genocídio e terrorismo sob a luz do Direito penal internacional. O objetivo é capacitar o aluno a dominar os conceitos básicos da disciplina.

Professor: Michael Scharf, da Case Western Reserve University
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Gigantes da internet: leis e economia das plataformas digitais

 O curso analisa a relação entre Direito e tecnologia, com ênfase nos impactos da atuação de grandes empresas do setor, como Microsoft e Google. Além de oferecer uma perspectiva histórica que remonta ao surgimento do primeiro PC em 1975, o professor também aborda temas atuais como a onipresença dos smartphones e a neutralidade da rede.Professor: Randal C. Picker, da University of Chicago
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Leis ambientais internacionais

 A professora apresenta o papel do Direito na regularização da exploração de recursos naturais. O programa inclui temas como biodiversidade, disputas bilaterais, a relação entre direitos humanos e meio ambiente e o Protocolo de Montreal.Professora: Cymie Payne, da University of California (Berkeley)
Início:
imediato
Link para as aulas no Veduca

Direitos humanos internacionais

O professor examina a origem dos direitos humanos, os deveres do Estado e os mecanismos de proteção do indivíduo. A proposta é estudar temas como liberdade religiosa, terrorismo e direitos sociais em desenvolvimento com material de diferentes jurisdições.Professor: Olivier De Schutter, da Université Catholique de Louvain (UCL)
Início:
fevereiro de 2016
Link para as aulas no edX

Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Advogados precisam negociar todos os dias. Neste curso, você será apresentado a ferramentas para planejar, executar e vencer embates de todos os tipos.

Professor: George Siedel, da University of Michigan
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Uma introdução ao Direito americano

Aqui, o conteúdo é indicado para quem se interessa pelas leis nos Estados Unidos. As aulas abordam seis áreas diferentes do Direito americano, tais como contratos e propriedade. O objetivo é mostrar as complexidades e dilemas da aplicação da lei em diversos contextos, bem como suas peculiaridades em relação aos sistemas de outros países.

Professores: Anita Allen, Edward Rock e outros, da University of Pennsylvania
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Propriedade e responsabilidade civil: uma introdução ao Direito e a economia

Neste curso, o conceito de propriedade é entendido como um ponto de convergência entre o Direito e a economia. Por isso, o professor ensina a raciocinar não apenas como advogado – mas sobretudo como economista – a respeito do tema.

Professor: Richard Adelstein, da Wesleyan University
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Introdução às políticas e leis ambientais

Em um contexto de mudanças climáticas e exaustão dos recursos naturais, especialistas em Direito ambiental têm ganhado cada vez mais importância na sociedade. O  curso oferece uma visão panorâmica sobre o tema e descreve as definições legais que regem temas como recursos hídricos, espécies ameaçadas, análises de impacto ambiental e poluição.

Professor: Donald Hornstein, da University of North Carolina
Início:
imediato
Link para as aulas no Coursera

Fundamentos da teoria social moderna

O objetivo do curso é apresentar ao aluno autores essenciais da sociologia, como Hobbes, Montesquieu, Rousseau, Weber e Durkeim. A teoria psicanalítica de Freud e as teses de Nietzsche sobre o poder também constam do programa das aulas.

Professor: Iván Szelény, da Yale University
Início:
imediato
Link para as aulas no Veduca

Ética

O curso oferece uma introdução sobre ética e sua relação com conceitos como virtude, fé, tolerância e laicidade. O programa inclui aulas completamente dedicadas às ideias de Kant e Nietzsche sobre o assunto.

Professor: Clóvis de Barros Filho, da USP (Universidade de São Paulo)
Início:
imediato
Link para as aulas no Veduca

Fundamentos morais da política

O objetivo das aulas é mostrar o caminho histórico dos regimes políticos até a consolidação da democracia. São analisadas as contribuições de figuras como Karl Marx, John Locke e Edmund Burke para a construção das bases morais da política.

Professor: Ian Shapiro, da Yale University
Início:
imediato
Link para as aulas no Veduca